
O Núcleo de Pesquisa em Turismo (NPTU), da Afya Unigranrio que realizou, ontem, o VII Encontro de Inovação e Empreendedorismo em Turismo – Esporte, Saúde e Bem-Estar, iniciativa que reuniu academia, mercado, setor público e sociedade civil em uma jornada marcada por debates qualificados e intensas trocas entre diferentes áreas. O evento, gratuito, reforçou o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino turístico inovador.
As palestras e mesas-redondas abordaram temas como turismo de saúde, gestão de megaeventos esportivos, indicações geográficas, tecnologia e comunicação, inclusão, sustentabilidade e empreendedorismo feminino, conectando esporte, saúde e bem-estar às dinâmicas contemporâneas do turismo. O encontro contou com apoio do CNPq e foi avaliado como extremamente positivo pelos participantes, consolidando-se como um espaço relevante de diálogo e cooperação intersetorial.
Com foco nos impactos e oportunidades da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, o encontro teve abertura com palestra de René Simões, técnico responsável por levar a Seleção Brasileira Feminina à inédita medalha olímpica; Anna Laura Valente Secco, subsecretária-executiva da Secretaria Municipal de Esporte do Rio; Caroline Alves da Costa, presidente da FAPERJ; Luciana Lopes, advogada desportiva e membro do comitê gestor do Bangú e Mariléia dos Santos, mais conhecida como Michael Jackson, uma das maiores artilheiras da história do futebol feminino brasileiro e pioneira da modalidade no país, atualmente na Coordenação-Geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, entre outros nomes relevantes.
O encontro foi coordenado pela professora Paola Lohmann, em parceria com a pesquisadora Karina Virkki, ambas do NPTU. Segundo Lohmann, a realização do evento evidencia a importância de articular diferentes agentes para impulsionar a inovação no turismo. “A Copa de Futebol Feminino de 2027 é um exemplo claro disso: trata-se de um megaevento com enorme potencial de impacto, e precisamos estar preparados para aproveitá-lo de maneira estratégica, sustentável e integrada”, destacou.