Cinema

O longa “Aba Larga” encerra suas filmagens no interior do Rio Grande do Sul e Porto Alegre

As filmagens de “Aba Larga”, novo longa-metragem de Emiliano Ruschel, encerra suas filmagens esta semana. A equipe rodou no Rio Grande do Sul, passando pelos pampas, por Santa Maria, pelos distritos de Arroio Grande, Santa Flora e Boca do Monte, além de Porto Alegre, Itaara e Silveira Martins. A produção, que revisita a história dos patrulheiros da Brigada Militar com um estilo próprio do western gaúcho, tem estreia prevista para 2026. O projeto, realizado pela Ruschel Studios, foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo de 2024.

“Esse filme é uma homenagem aos nossos herois do pampa, os Aba Larga, uma homenagem à Brigada Militar e a todos os policiais que dedicam suas vidas à segurança pública”. Declara o diretor Emiliano Ruschel.

O filme de ação ambientado no pampa, Aba Larga, traz a história do ex-capitão Júlio Tedesco (Ruschel), convocado a retornar à ativa para investigar o assassinato de um oficial, desencadeando uma trama de perseguições a cavalo, batalhas noturnas e dilemas éticos. O elenco reúne nomes consagrados como Werner Schunemann, Zé Vitor Castiel, Roberto Birindelli, Angela Dipp, Juliana Silveira, Jairo Mattos e Eduardo Estrela.

Com 25 diárias de filmagem, que envolveram mais de 240 figurantes, dezenas de cavalos e apoio direto da Brigada Militar para garantir autenticidade nos uniformes e nos protocolos. A produção tem direção de fotografia marcada por contrastes — a imensidão dos campos do pampa e os rostos marcados pelo tempo — e cenas intensas como o cerco à Fazenda Dona Elvira, gravado com fogo real. As gravações que iniciaram em setembro em Santa Maria seguem pela região central e em seguida o longa segue sendo gravado em Porto Alegre.

Sinopse:

Rio Grande do Sul, anos 60. O coronel Gonçalves, comandante da Brigada Militar, é morto em uma emboscada de ladrões de gado. O vazio de liderança traz de volta Júlio Tedesco (Emiliano Ruschel), ex-capitão afastado que passa a liderar um destacamento da polícia montada – os “aba larga”.

Com uma tropa desconfiada, Tedesco retoma os rastros da investigação do coronel e descobre que o abigeato esconde algo maior: estâncias queimadas, famílias expulsas e terras vendidas sob pressão. No centro desse esquema está Antunes Braga (Werner Schunneman), estancieiro influente que manipula pistoleiros e autoridades.

Ao lado de soldados leais, como o Tenente Monteiro (Roberto Birindelli), sua esposa  Isabel (Juliana Silveira) e amigas leais como a fazendeira Dona Elvira (Angela Dippe) e Comandante Montenegro (Zé Victor Castiel), Tedesco enfrentará traições e combates. Entre mortes e emboscadas, “Aba Larga” revela um território onde a lei é frágil e a justiça depende da coragem de poucos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *