Teatro

Elogiada comédia de Isabel Guéron, Entressafra é sucesso no Teatro Gláucio Gill até 29 de outubro

Elogiada em sua temporada de estreia, Entressafra, comédia de Isabel Guéron que dialoga com o cotidiano de uma atriz como pessoa comum, está de volta! A nova temporada é dia 8 de outubro, no sagrado palco do Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, sempre às quartas-feiras e às 20h. Com 60 minutos, o solo permanece em curta temporada, nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro.

 

Com atuação e dramaturgia de Isabel Guéron para seu livro homônimo, Entressafra tem direção de Cristina Moura e trilha sonora original de Rodrigo Maranhão, figurino de Luiza Marcier e luz de Fernanda Mantovani.

Egressa de uma profissão sempre associada ao glamour, Isabel desmistifica o rótulo com muito humor, quando sua personagem é uma atriz de 40 anos que busca se equilibrar nas entressafras, quando não está no palco, gravando ou em turnês, mas com os boletos bancários empilhados para pagar, as muitas tarefas e compromissos familiares, as incertezas da vida sem garantias, além de um olhar para ela mesma.

“Entressafra é sobre o ordinário, a vida comum de uma atriz.  O que a gente não posta. E também sobre o extraordinário dos acontecimentos inesperados, a beleza do caminho”, relata Isabel, que desenvolveu a montagem a partir do livro homônimo de crônicas que escreveu em 2021, lançado pela Editora Ubook.

Como a autoficção do livro, em família, com o marido, Rodrigo Maranhão, na trilha sonora e o filho mais velho, Joaquim Guéron, na operação do som, o solo Entressafra se encontra com as vivências e reflexões da mulher-atriz-cidadã durante os períodos de entressafra profissional que seu ofício lhe impõe. A comédia retrata situações como uma reunião de pais na escola dos filhos, a descoberta que precisava trocar os óculos, a deslocada em uma festa com comida em potinhos, a venda do carro que descortinou, no trajeto do ônibus, o reencontro com o seu entorno – tendo como pano de fundo o retrato da sua cidade partida pelo abismo da desigualdade social do país.

“Estava sentada no chão separando as crônicas para o livro e o espetáculo já foi se desenhando para mim. Uma autoficção, sobre uma mulher 40+, mãeatriz, e como se vive dessa profissão. Entressafra é meu estado mais comum da existência. É a vida acontecendo”, resume Isabel sobre seu espetáculo.

Em sua primeira temporada, Entressafra ganhou elogios de personalidades das artes. Para Walter Lima Jr., o espetáculo é “uma joia”, “fascinante reflexão sobre o processo de criação do ator em cena aberta”, escreveu ele.

Com 35 anos de carreira, Isabel Guéron é carioca, bacharel em Artes Cênicas pela Unirio, Entressafra, é criadora do podcast Isso Não é Noronha, em parceria com a atriz Maria Ribeiro e, Entressafra é sua estreia como autora teatral. Atuou em mais de vinte espetáculos teatrais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em turnês pelo país, tem importantes trabalhos na televisão e no cinema, como no filme Bufo Spallanzani, que em 2001 foi premiada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado.

Sinopse Entressafra:

Com humor, o retrato da vida real de uma atriz, a partir dos dilemas naturais de um cotidiano comum, quando desmistifica o rótulo da profissão do glamour com sua personagem: uma atriz de quarenta anos que busca se equilibrar nas entressafras de trabalho, quando não está no palco, gravando ou em turnês, mas com os boletos bancários para pagar, as muitas tarefas e compromissos familiares, as incertezas da vida sem garantidas.

Serviço:

Entressafra, solo de Isabel Guéron | Livro estará à venda após o espetáculo

Local: Teatro Gláucio Gill

Temporada: de 8 a 29 de outubro de 2025 | Às quartas-feiras | 20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *