Política

Campanha regional contra a desinformação convida jornalistas do Brasil para webinar com especialistas em verificação e tecnologia

Campanha regional contra a desinformação convida jornalistas do Brasil para webinar com especialistas em verificação e tecnologia

Agência LatAm Intersect promove discussão responsável sobre a informação em tempos de inteligência artificial e como o fact-checking é cada vez mais necessário

A desinformação se tornou um dos grandes desafios cotidianos da em todo o mundo e na América Latina seu avanço tem sido acelerado pelo consumo massivo de conteúdos sem filtros jornalísticos, pela crescente polarização nas redes sociais e pelo uso, cada vez mais frequente, de tecnologias como a inteligência artificial na geração de informações. Este cenário, característico da era digital, tem colocado em xeque a capacidade de cidadãos, meios de comunicação e tomadores de decisão de distinguir entre fatos e ficção.
Neste contexto, a agência de comunicação integrada LatAm Intersect lança um webinar voltado a promover uma discussão relevante sobre o tema, com o apoio de especialistas atuantes na área, além de apresentar ferramentas de checagem de fatos (fact-checking) para fomentar boas práticas informativas entre jornalistas.


O debate traz um painel de peso. Mediado pela agência, o encontro contará com as participações de Ben-Hur Correia – repórter do Grupo Globo e pesquisador do Centro de Estratégia e Inovação da Coppead/UFRJ; Raphael Kapa – jornalista, professor, pesquisador, coordenador de Educação da Agência Lupa e colunista da Rádio Roquette Pinto; e Sérgio Lüdtke – editor-chefe do Instituto Comprova. Os painelistas vão compartilhar suas experiências sobre como lidam diariamente com o fact-checking e revelar recentes soluções tecnológicas disponíveis para apoiar esse trabalho.
O objetivo do encontro está baseado em uma ação estratégica focada em fortalecer a capacidade de verificação de dados na região, por meio de espaços de formação, difusão de ferramentas e diálogo regional. A proposta é apoiar os produtores de conteúdo no fortalecimento de práticas responsáveis que promovam um consumo de informações de qualidade, contextualizado e ético.
Dados alarmantes
Uma pesquisa realizada pela LatAm Intersect nos países em que opera na América Latina revela que, no Brasil, 61.5% dos jornalistas ainda não utilizam ferramentas tecnológicas para verificar e obter informações, e 7.7% recorre ao ChatGPT com essa finalidade.
Quando questionados sobre suas principais fontes para verificar informações, 31.3% as checam em sites de notícias confiáveis e nas fontes que geraram os dados iniciais. Somente 12.5% revelaram acessar sites de checagem para apurar se as informações são confiáveis.
O cenário se apresenta de maneira muito similar em toda a América Latina. 33.8% dos jornalistas de todos os países que participaram do estudo – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Perú – informaram que geralmente checam informações em sites especializados e 28.9% por meio de suas fontes principais. Desta forma, os dados confirmam a necessidade do uso de plataformas mais efetivas para que os profissionais de comunicação possam checar a veracidade das informações nos principais países da região.
O webinar sobre fact-checking já foi realizado para jornalistas da América Latina onde a agência opera, e este será o primeiro encontro no Brasil. O evento faz parte de uma série de ações promovidas pela LatAm Intersect com o objetivo de gerar interseções de valor entre tecnologia, ética informativa e temas relacionados à comunicação.

WEBINAR

Tema: “Combatendo a desinformação: o poder da checagem de fatos e o papel do jornalista em tempos de IA”
Data: Quarta-feira, 27 de agosto
Horário: 15h (horário de Brasília)
Modalidade: Google Meet (atividade gratuita com inscrição prévia)
Jornalistas interessados podem reservar a sua vaga através do e-mail
interseccaodevalor@latamintersectpr.com

Sobre a LatAm Intersect

A LatAm Intersect é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina. “Intersect” refere-se ao nosso princípio central: em um mundo de grandes dados e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas em seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista particular através de relacionamentos, provas e discussões é mais importante para as empresas do que nunca .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *