Wagner Moura e Kleber Machado nos bastidores do filme - Victor Jucá/Divulgação
Wagner Moura e Kleber Machado nos bastidores do filme – Victor Jucá/Divulgação
O filme brasileiro O Agente Secreto, sexto longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, integra a Seleção Oficial da 78ª edição do Festival de Cannes, que ocorre de 13 a 24 de maio na França. Com Wagner Moura como protagonista, a produção terá a sua première mundial na Competição Oficial de Cannes.
‘O Agente Secreto’ é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O longa ainda tem no elenco Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho, Edilson Filho e grande elenco. O filme é uma coprodução Brasil (CinemaScópio Produções), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha.
Depois de aclamada carreira internacional, longa maranhense ‘Betânia’ chega aos cinemas
O longa-metragem marca a primeira colaboração de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura. O ator comemora a parceria e destaca a experiência de ter trabalhado com o realizador. “Filmar ‘O Agente Secreto’ foi uma das melhores experiências que tive em sentidos diversos. Trabalhar com Kleber era quase uma obsessão desde que vi ‘O Som ao Redor’. Estar em Recife, 25 anos depois de estrear ali ‘A Máquina’, a peça de João Falcão, e viver essa cidade incrível com Kleber, Emilie e seus amigos, que agora também são meus, sobretudo saber que para além da alegria de estar no Nordeste falando minha língua, eu estava fazendo um filmaço. E Cannes é a minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme ‘Cidade Baixa’, dirigido por Sergio Machado, e ele estava cobrindo o festival como crítico de cinema. Tudo fazendo um sentido lindo danado”, ressalta Wagner Moura, que está atualmente em Londres, rodando um novo projeto.
O documentário ‘Cazuza: Boas Novas: estreia no cinemas em Julho
O diretor celebra o convite para estrear o novo longa-metragem no Festival de Cannes: “É a combinação perfeita: encerra a realização do filme e inaugura a sua trajetória. Estou feliz com ‘O Agente Secreto’, honrado com o convite e quero que as pessoas vejam o filme no exterior e no Brasil. É uma história muito brasileira e, por isso mesmo, é um filme do mundo todo”, comemora Kleber Mendonça Filho.
Este é o terceiro filme do roteirista e diretor Kleber Mendonça Filho selecionado para disputar a Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival. Os outros dois foram ‘Aquarius’ (2016) e ‘Bacurau’ (2019).