Notícias

Pré-carnaval: confira 12 dicas e orientações do MetrôRio para os foliões no deslocamento de ida e volta dos megablocos

Quem vai atrás dos megablocos neste fim de semana (31/01 e 1/02) de pré-carnaval no Centro do Rio pode contar com o metrô como a melhor opção de transporte público para aproveitar o carnaval de rua. O sistema metroviário terá os efetivos de segurança e de operadores de estação reforçados para atender aos foliões que vão curtir o Bloco da Gold, do cantor Léo Santana, no sábado, e o megabloco SeráQAbre?, que marca a estreia de Ivete Sangalo nos eventos de pré-carnaval do Rio de Janeiro, no domingo, no Circuito Preta Gil.

 

 

Para aproveitar as apresentações do GG da Bahia e a estreia da Veveta no Carnaval carioca, e ter uma boa experiência na ida e na volta dos eventos, a concessionária alerta que a colaboração dos clientes também é essencial. Por isso, o MetrôRio elaborou uma lista com 12 dicas importantes:

 

 

1) Fique atento às proibições de embarque, como grandes volumes (acima de 25 litros), bicicletas e pranchas de surf. Nos dias de pré-carnaval, é proibido transportar ou utilizar garrafas de vidro no sistema metroviário, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves.

 

2) O embarque com trajes de banho ou sem camisa não será permitido, e o cliente será devidamente orientado.

 

3) Por medida de segurança, não é permitido ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nos trens e estações. As pessoas em estado etílico são orientadas a não embarcar no sistema metroviário.

 

4) Não corra dentro do sistema metroviário e redobre a atenção ao descer as escadas.

 

5) Na plataforma, não ultrapasse a faixa amarela de segurança devido ao risco de acidentes.

 

6) Seja gentil também nos dias de folia: respeite os assentos preferenciais e ajude as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, ou acione as equipes da concessionária.

 

7) Não é permitido sentar no chão das composições e estações para não atrapalhar o embarque e desembarque e não colocar em risco a segurança dos passageiros. Não travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes.

 

8) Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, pode atrasar a viagem e prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança do metrô.

9) Não descartar lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação.

 

10) Não são permitidas apresentações artísticas no interior dos trens, em cumprimento a uma decisão judicial. A comercialização de produtos e serviços não é autorizada dentro das estações e composições.

 

11) Utilize o método de pagamento por aproximação diretamente nas catracas para agilizar o embarque.

 

12) Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *