
Em apoio à cultura nacional, a Volkswagen do Brasil anuncia seu patrocínio ao espetáculo Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ, que chegará à cidade do Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. Maior fenômeno do teatro musical dos últimos tempos, Wicked já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. O apoio da Volkswagen à temporada carioca é realizado por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal, reafirmando o compromisso da empresa com a cultura nacional. Essa ação é parte das iniciativas de ESG da Volkswagen do Brasil.
Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à Cidade Maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de 1 milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no País – pede a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade.
“O patrocínio da Volkswagen do Brasil à temporada carioca do musical Wicked, por meio da Lei Rouanet, reforça a nossa estratégia de aproximar ainda mais a marca das pessoas, promovendo conexões por meio da arte e cultura. Dentro da nossa plataforma de comunicação e do território da música — que inclui o patrocínio da VW aos maiores festivais do Brasil, como Rock in Rio, The Town e Circuito Sertanejo — o apoio ao Wicked simboliza também a nossa presença em um mercado altamente relevante para os negócios da marca, que é o Rio de Janeiro. Além da potência artística do espetáculo Wicked, nos inspira o seu compromisso social, com ingressos gratuitos para entidades e escolas públicas, além de opções a preço popular e oficinas artístico-pedagógicas em comunidades. São iniciativas alinhadas aos valores da Volkswagen e ao nosso propósito de sermos uma marca cada vez mais humana, diversa, próxima das pessoas e que contribui para ampliar o acesso à cultura no País”, afirma Cláudio Rawicz, diretor executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e América Latina.
“Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura.
Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de vôo e projeções criadas especialmente para a montagem.
O musical Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Bradesco Seguros, Volkswagen do Brasil, PRIO, Alelo e tem apoio da Eurofarma e Unisys. É uma coprodução do Atelier de Cultura e uma realização do Instituto Artium de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.