Cinema

Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz, é selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim

ROSEBUSH PRUNING, o mais recente longa-metragem de Karim Aïnouz (Madame SatãMotel DestinoO Jogo da RainhaA Vida Invisível), foi selecionado para a competição da 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. A colaboração de Aïnouz com a MUBIThe Match FactoryKavac FilmThe Apartment (uma empresa da Fremantle), SurFilmCrybaby e Gold Rush Pictures resulta em mais um projeto internacional do diretor. No elenco, estão Callum Turner (Mestres do Ar, Remando para o Ouro), Riley Keough (Daisy Jones & The Six, Zola), Jamie Bell (Todos Nós Desconhecidos, Rocketman), Lukas Gage (The White Lotus, Euphoria) e Elena Anaya (A Pele Que Habito, MotherFatherSon), além de Tracy Letts (Lady Bird: A Hora de Voar, Ford vs Ferrari), Elle Fanning (Valor Sentimental, Um Completo Desconhecido) e Pamela Anderson (The Last ShowgirlCorra Que a Polícia Vem Aí!).

“Estou feliz da vida de voltar ao Festival de Berlim, um festival visionário. O último filme meu que esteve em competição aqui foi o Praia do Futuro, em 2014. É uma honra poder estrear novamente aqui. Além de ser realizado na cidade onde eu vivo, é um festival que aposta em um cinema de inovação, de invenção.  É uma vitrine perfeita para este filme, que investe num afiado senso de humor, que é marcado pela transgressão e ousadia, valores que são sinônimos do próprio Festival e da cidade de Berlim. Estar ao lado dos filmes selecionados me deixa profundamente lisonjeado”, celebra Aïnouz.

A produção é assinada por Viola Fügen e Michael Weber (The Match Factory, Alemanha), responsável também pelas vendas internacionais, Simone Gattoni (Kavac Film, Itália), Annamaria Morelli (The Apartment, Itália, uma empresa da Fremantle) e Vladimir Zemtsov (Gold Rush Pictures, Reino Unido). A coprodução fica a cargo de Andreas Wentz e Juan Cano “Nono” (SurFilm, Espanha) e Rachel Dargavel (Crybaby, Reino Unido).

ROSEBUSH PRUNING é uma ousada sátira contemporânea sobre as contradições da família tradicional. Ambientado em uma mansão na Catalunha, o filme acompanha uma família americana privilegiada e excêntrica, envolta em conflitos absurdos. Os irmãos Jack, Ed, Anna e Robert vivem isolados do mundo, usufruindo da fortuna que herdaram. Enquanto isso ignoram as demandas do pai cego e buscam amor e acolhimento uns nos outros, vivendo às voltas com as mais recentes roupas de grife. Quando Jack, o irmão mais velho e eixo central da família, anuncia que vai abandonar o pai e os irmãos para morar com a namorada Martha, os laços de sangue implodem. Ed começa a descobrir a verdade por trás da misteriosa morte da mãe. Mentiras começam a vir à tona, a família passa a se desintegrar brutalmente e os irmãos entram uma espiral de violência.

MUBI financiou a produção ao lado da The Apartment (uma empresa da Fremantle), Gold Rush Pictures, com a Produtora Executiva Lota DascioraiteMitch Oliver e Catherine Boily (Metafilms), Kateryna MerktMatthew E. Chausse e Pietro Caracciolo pela SCoT(T)Lorenza Veronica pela In BloomAlessandro del VigniaGuilherme Cezar Coelho e Fernando Loureiro pela Inflamável, além de Gabriel Amaral Morwin Schmookler. O filme também recebeu apoio do Incentivo Fiscal Espanhol, do German Federal Film Board, da Film- und Medienstiftung NRW, do Medienboard e do UK Global Screen Fund, financiado pelo Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Governo do Reino Unido e administrado pelo BFI.

Com roteiro de Efthimis Filippou, indicado ao Oscar® por O Lagosta, além de também ter escrito Tipos de Gentileza e O Sacrifício do Cervo Sagrado, entre outros, o longa-metragem reúne uma equipe criativa de prestígio. Entre os profissionais envolvidos estão a maquiadora Barbara Kreuzer (Terra de MinasO Homem Ideal), a figurinista indicada ao Oscar® Bina Daigeler (TárMother Mary), o diretor de arte Rodrigo Martirena (A Vida InvisívelSentença) e os montadores Heike Parplies (A Vida InvisívelO Jogo da Rainha), David Jancso (O BrutalistaFúria Primitiva) e Ilka Janka Nagy (O BrutalistaFúria Primitiva). Após múltiplas colaborações com Karim Aïnouz, a direção de fotografia fica novamente a cargo de Hélène Louvart (A Vida InvisívelO Jogo da RainhaMotel Destino).

MUBI detém os direitos de ROSEBUSH PRUNING no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, América Latina, Benelux, Turquia, Chipre (apenas falantes de turco), Índia e territórios do Sul da Ásia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *