
No show “Maria Bethânia – 60 anos de carreira”, comemorativo das seis décadas de carreira da cantora, uma música inédita de Xande de Pilares e Paulo César Feital se destacou no repertório. Composto especialmente para Bethânia, “Vera Cruz”, samba de letra forte e emocionante, celebra a cultura afro-brasileira de um Brasil soberano, pátria dos Exus, em versos como: “Chefe de outra pátria não me induz / Quem vai me guiar/ Guarde seu preconceito/ Sou livre pra sambar/ Carrego nos meus ombros/ os quilombos de além-mar”. A letra também faz referências a Clementina de Jesus, Chico Xavier e Zé Pelintra.
“Vera Cruz” ganhou uma versão de estúdio, gravada na Biscoito Fino (RJ), que chega às plataformas de streaming na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro. Como nas apresentações ao vivo, Bethânia termina a gravação com uma citação de “Carcará” (João do Vale e José Cândido), música que a projetou nacionalmente no espetáculo “Opinião” (1964 / 1965).
A direção musical é de Pedro Guedes, também responsável pelos arranjos, ao lado dos músicos Jorge Helder (baixo e bandolim) e Thiago Gomes (arranjo, teclados e guitarra). A gravação conta com a participação do trio de vocalistas formado por Fael Magalhães, Janeh Magalhães e Jenni Rocha.
Roteirizado pela própria Maria Bethânia, o show “60 anos de carreira” promove a interseção entre a linguagem musical e a dramaturgia. Em 2025, o espetáculo passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, com ingressos esgotados e datas extras. Em 2026, Bethânia faz as duas últimas apresentações, que serão gravadas em áudio e vídeo, nos dias 17 e 18, no Vivo Rio (RJ).
Banda e Ficha Técnica:
MARCELO COSTA – Bateria
BÓCA REIS – Percussão
GABRIEL POLICARPO – Percussão
PEDRO SÁ – Guitarra
PAULO DAFINIS – Violão
MARCELO MARTINS – Sax tenor
JESSE SADOC – Trompete
THIAGO GOMES – Teclados
JORGE HELDER – Baixo Elétrico
PEDRO GUEDES, ALBERTO CONTINENTINO e THIAGO GOMES – Arranjo
FAEL MAGALHÃES, JANEH MAGALHÃES e JENNI ROCHA – Vocais
Gravado por Edu Costa, Lucas Ariel e Daniel Alcoforado.
Mixado e Masterizado por Lucas Ariel e Pedro Guedes