Estreia no dia 17 de janeiro em São Paulo no Mi Teatro o espetáculo “3 Asas: Fim de Voo” protagonizado pelo ator Carlos Marinho com texto e direção de João Cícero, após temporadas no Rio de Janeiro. A peça propõe uma reflexão sobre a masculinidade a partir da ficcionalização de 3 aves: Azulão, Galo e Falcão em sua relação com os seres humanos.
A discussão do texto é sobre a interferência da cultura humana nos processos biológicos desses animais machos, assim como na natureza como um todo. De tal modo, investiga-se os processos do Antropoceno, e da interferência nociva do homem no meio ambiente no mundo contemporâneo.
Na peça, com 3 monólogos, apresenta esses animais em crise com o objetivo de questionar os limiares sociais e biológicos do masculino. Qual o limite biológico e social? Como os animais machos entram em colapso ao travar contato com a cultura de dominação da masculinidade do Homo Sapiens?
Desde Aristófanes com seus coros animalescos (rãs, pássaros e insetos), passando por Franz Kafka, com o estranhamento de um bestiário humanizado (baratas e macacos), a ficção tem se utilizado dos animais para refletir sobre o homem em seus momentos de crise.
No mundo atual, com todas as discussões acerca da sustentabilidade dos ecossistemas e da presença devastadora do homem na terra, a utilização de um bestiário para questionar a irracionalidade dos humanos tem sido de grande potência.
“3 Asas: Fim de Voo” mostra a fantasia humana alada, tão bem apresentada por Gaston Bachelard em o “Ar e os sonhos” – como desejo e fascínio do homem pelas alturas e pelas quedas. Utilizamos a peculiaridade biológica da distinção dos machos e das fêmeas no mundo das aves para discutir a masculinidade social do Homo Sapiens, confrontando os limites racionais e irracionais dos seres humanos.
FICHA TÉCNICA:
Texto: João Cícero
Elenco: Carlos Marinho
Direção de arte: Marcelo Marques
Iluminação: Lara Aline
Adaptação de luz: Iohann Iori
Trilha sonora: Márcio Pizzi
Fotos: Sabrina Paz
Produção local e assessoria de imprensa: Fabio Camara
Direção de produção: João Cícero
SERVIÇO:
LOCAL: Mi Teatro – Rua Pamplona 310 – Bela Vista. 54 lugares.
DATA: 17/01 até 01/02 (Sábado 18h e Domingo 17h).
INGRESSOS: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia)
DURAÇÃO: 60 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos