
A luta de classes costuma acontecer longe dos palcos, mas, nesta história, fica claro como o esforço de muitos sustenta o poder de poucos. É desse ponto que nasce CÃO, a primeira parceria entre os premiados grupos nordestinos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE), que estreia dia 15 de janeiro de 2026 no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A temporada seguirá até 15 de março, com sessões de quinta a sábado, às 19h; e domingo, às 18h. O espetáculo conta com o patrocínio do Banco do Brasil, com incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em circulação, ainda cumprirá temporadas no CCBB Belo Horizonte e CCBB Salvador.
Com direção de Fernando Yamamoto e Luiz Fernando Marques (Lubi), CÃO foi criada a partir de cinco residências artísticas realizadas entre Natal, Recife e Rio de Janeiro. Embora inspirado na tragédia shakespeariana “Coriolano”, a peça não busca adaptá-la. O que se vê em cena é uma fábula contemporânea atravessada por elementos do realismo fantástico, comicidade e música, marcas que se entrelaçam nas linguagens do Clowns e do Magiluth.
A trama acompanha um grupo de trabalhadores de eventos: técnicos, cenógrafos, produtores, mestres de cerimônia e seguranças que, após dias preparando um teatro para a posse de um recém-eleito líder em uma jovem república, recebe uma notícia que desmonta toda a cerimônia e os coloca num vertiginoso jogo de pressões, ordens e urgências incompreensíveis: a morte do novo governante.
É nesse momento que CÃO revela a capacidade de transformar o caos em comicidade. A partir daí, abre-se um sem-fim de situações rocambolescas, desdobramentos absurdos e peripécias hilárias que incluem confusões políticas, protocolos impossíveis, desmandos surrealistas e a necessidade de reorganizar tudo em poucas horas.
“A gente parte de Shakespeare, mas usando só o que nos interessa: o conflito de classes, a insatisfação do povo, a manipulação política e o jogo de forças que recai sempre sobre quem trabalha. O processo da montagem foi muito natural. Fomos descobrindo, juntos, onde estavam as fraturas do presente, e daí nasceu CÃO. É uma obra que reflete profundamente a poética dos dois grupos, esse encontro tão desejado há tantos anos”, afirma Fernando Yamamoto, diretor e coautor da dramaturgia.
SERVIÇO:
CÃO
Temporada: de 15 de janeiro a 15 de março de 2026
Horário: quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$15 (meia)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada
Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site https:/bb.com.br/cultura
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 20h (fechado às terças)
Contato: (21) 3808-2020 e ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga também o CCBB nas redes sociais:
facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura