
O Canal Futura é finalista em quatro categorias do Prêmio Televisión América Latina (TAL), que reconhece a excelência das produções das emissoras públicas e culturais do continente. As indicações foram nas categorias Conteúdo Infantil, Unitário Documental, Identidades Coletivas e Grande Prêmio da América Latina com as produções ‘Pegadas da Floresta’ e ‘O dia em que me tornei mais forte’. A cerimônia de premiação será transmitida pelo canal ‘Telecafé’, da Colômbia, e pelo YouTube da ‘Red TAL’, no dia 16/12 (terça-feira), às 17h.
“Toda indicação a um Prêmio é sempre uma emoção, mas o reconhecimento que vem dos nossos pares, outras televisões culturais e educativas da América Latina, traz uma satisfação especial, pois mostra que estamos no caminho certo. O projeto ganha uma importância ainda maior quando leva a discussão para além das fronteiras do Brasil e nos motiva a continuar inovando nos nossos programas”, destaca Leonardo Campos, da Superintendência de Projetos do Canal Futura.
O documentário ‘Pegadas da Floresta’, que conta os desafios de artistas indígenas em viver na cidade sem perder as raízes e lutando contra o apagamento ancestral, foi indicado nas categorias ‘Grande Prêmio América Latina’, ‘Identidades Coletivas’ e ‘Unitário Documental’. Já a série ‘O dia em que me tornei mais forte’ compartilha histórias desafiadoras de superação de jovens e foi reconhecida na categoria ‘Conteúdo Infantil’ pelo episódio ‘O Resgate do Brejinho’.
O canal já foi vencedor do prêmio em outros anos. Em 2022, com a série ‘Quintal TV’, conquistou a premiação na categoria ‘Melhor Conteúdo de Identidades Coletivas’ e, em 2020, venceu com o projeto ‘O Futura onde você estiver’, na categoria Grande Destaque.