
O programa ¡Hola Rio! realiza sua terceira edição e, desta vez, chega a três países, Argentina, Chile e Uruguai. O projeto faz parte da plataforma de internacionalização da cultura fluminense idealizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Rio de Janeiro. Da música à dança, passando pela moda, gastronomia, teatro e artes visuais, a iniciativa contempla mais de 160 artistas de 35 grupos para representar a diversidade cultural do Rio. Essa temporada vai passar por cinco cidades e soma cerca de 40 apresentações. Entre os artistas confirmados está Ney Matogrosso, que fará sua primeira apresentação no Chile, no Santiago a Mil, em 20 de janeiro de 2026.
O programa teve início em novembro, na Argentina, com o Festival Internacional de Jazz de Córdoba. Ainda neste mês, o ¡Hola Rio! também participou do “Re: Forma – Encuentro de Moda Circular” no Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM), em Santiago, no Chile, e estará presente no festival de dança Pulso Urbano, na Argentina.
“Estamos ampliando nossa rede de impacto e fortalecendo os laços com os nossos coirmãos da América do Sul. O investimento realizado este ano através do edital de internacionalização supera a marca de R$ 4,6 milhões e garante a rica possibilidade de intercâmbio cultural para dezenas de artistas fluminenses”, afirma Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
A gestora completa: “Essa iniciativa reforça o nosso compromisso de abrir caminhos para que a arte e a cultura do Rio de Janeiro ganhem cada vez mais projeção internacional. Todo o ecossistema cultural fluminense se beneficia do reconhecimento e da circulação além das nossas fronteiras”.

MÚSICA E DANÇA NO CHILE
Em seguida, já no Chile, em dezembro, a programação se volta para a música e a dança. Ordinarius, Joyce Moreno — com o espetáculo Tardes Cariocas, — e a Companhia Urbana de Dança com a obra “Na Pista” fecham o ano do evento no Centro Cultural Gabriela Mistral.
Continuando a edição 2025, o ¡Hola Rio! aterrissa no Uruguai para uma série de eventos. O Festival Jazz a La Calle, na cidade de Mercedez, conta com apresentações de Josiel Konrads, dos grupos Afoxé Maxambomba para além das fronteiras e da Orquestra Forte de Copacabana – Afro Jazz Carioca. Em Punta Del Este, o Festival Medio y Medio recebe artistas como Paulinho Moska, Paralamas do Sucesso, Mosquito e Leo Gandelman.
Além disso, a gastronomia estará representada pelo chef Raphael Vidal, que leva para o Uruguai a tradicional Comida de Boteco Carioca. Fundador dos restaurantes Casa Porto, Bafo da Prainha e Dois de Fevereiro, é um dos responsáveis por transformar o Largo de São Francisco da Prainha em um dos polos mais vibrantes da vida cultural e boêmia do Rio de Janeiro. Somando à mesa, a chef Rosa Perdigão apresenta o melhor da culinária afro-brasileira. Participante ativa na liderança das baianas de acarajé no estado do Rio de Janeiro, ela promove a valorização da gastronomia popular carioca como patrimônio cultural e vetor de inovação no cenário internacional.
Para fechar a temporada em terras chilenas, o projeto conta com mais dois grandes eventos. O Festival Internacional Teatro a Mil (Platea) ocorrerá entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2026 e receberá o show inédito de Ney Matogrosso. Também irão participar mais cinco grupos de música, de dança e de teatro, entre eles, Os Garotin, um dos destaques da nova geração da Música Popular Brasileira. Dando um pulo na Argentina, nos dias 24 e 25 de janeiro, no Festival Nacional de Folklore Cosquín, quem comanda a festa é a Acadêmicos do Salgueiro, uma das escolas de samba mais antigas do carnaval carioca. De volta ao Uruguai, entre os dias 3 a 23 de fevereiro, o Instituto Nacional de Artes Visuales, recebe apresentações de diversos artistas visuais.
“A ideia é que a plataforma Hola Rio não seja apenas uma ação sazonal, mas que possamos construir acordos e dar visibilidade a esses artistas. O objetivo é que eles consigam construir rotinas e voltar para esses países, em uma forma de fluxo para a construção de uma relação mais próxima”, afirma Paulo Feitosa, diretor do ¡Hola Rio!
O ¡Hola Rio! é apresentado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e tem produção executiva da Cinco Elementos. Quitanda Soluções Criativas e Ibero Culturas são os parceiros institucionais.