
O livro Não vou escrever poesia e outros textos, que reúne uma série de ilustrações e textos escritos por crianças palestinas, já está à venda. A obra é uma iniciativa do Instituto Tamer para a Educação Comunitária (@tamerinstitute) e foi concebida durante oficinas realizadas ao longo do primeiro semestre de 2024 em Gaza. A versão brasileira foi editada pelo coletivo Editoras pela Palestina e pode ser adquirida exclusivamente pelo link bit.ly/naovouescreverpoesia.
É importante ressaltar que a renda advinda da venda de “Não vou escrever poesia e outros contos” será revertida ao Instituto Tamer, que promove atividades ligadas à educação e cultura na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.
O livro
“Não vou escrever poesia, e outros textos” é o terceiro livro da série “Crianças do Mar e das Laranjas”, que captura as vozes das crianças palestinas e suas experiências com a violência e a guerra — o primeiro volume intitula-se “Lembranças das crianças do mar”, e foi publicado em 2014, e o segundo é “O que aconteceu com o Eid?”, publicado em 2022.
As crianças de Gaza escreveram os textos deste terceiro volume na primeira metade de 2024. O livro foi publicado no início de 2025 como um testemunho vivo do genocídio e traz uma mensagem para o mundo: nem a política e nem o jornalismo são capazes de expressar o que é a guerra.
Numa série de oficinas, as crianças se reuniram com o escritor palestino Hani al-Salmi e com a artista Hana Ahmad para refletir, dialogar e escrever sobre suas perspectivas íntimas e particulares, suas experiências profundas de sofrimento, opressão, fome e cansaço físico e mental. Essas oficinas, organizadas pelo Tamer Institute for Community Education – Instituto Tamer para Educação Comunitária -, proporcionaram um ambiente acolhedor, nos quais escritores e mediadores incentivaram as crianças a desenvolver a habilidade de se expressar por meio de textos literários.