Cultura

Alice Passos e Pedro Paulo Malta no show “O samba bate outra vez – homenagem a Cristina Buarque”

Vozes atuantes nas rodas de samba cariocas, Alice Passos e Pedro Paulo Malta prestam homenagem à cantora CRISTINA BUARQUE, a uma de suas principais referências artísticas, em única apresentação no dia 2 de dezembro, dentro do projeto “Terças no Ipanema”, no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa.

Falecida em abril deste ano, Cristina é lembrada neste show “O samba bate outra vez – homenagem a Cristina Buarque” através de seu repertório, sempre irretocável: não só o que gravou em sua discografia exemplar, como também o que desencavou em suas pesquisas musicais e passou adiante para amigos e discípulos. Além da dupla de intérpretes, a apresentação reúne os músicos Ignez Perdigão (cavaquinho), Paulo Aragão (violão), Pedro Aragão (bandolim), Anderson Balbueno e Bidu Campeche (percussão).

 

No repertório, composições de Mauro Duarte, Wilson Batista, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Manacéa e Dona Ivone Lara, entre outras preferências da homenageada. “Cantar o repertório da Cristina é, também, uma maneira de matarmos um pouco da saudade imensa que ficou com a gente”, diz Alice, que guarda com carinho, como numa coleção, os CDs que a amiga-mestra fez para ela com sambas antigos e gravações informais de músicas inéditas. “É tanta coisa que foi um desafio definir o que cantar nesta homenagem.”

O título do show, “O samba bate outra vez”, é o mesmo de uma composição de Maurício Tapajós e Paulo César Pinheiro gravada em 1995, no disco “Estácio & Flamengo, 100 anos de amor”. Nas rodas de samba e nos shows, Cristina Buarque era uma das poucas que sabiam de cor este samba, que presta homenagem à história do gênero musical, citando nada menos do que 105 nomes de sambistas, entre cantores e intérpretes. “Essa perspectiva histórica do samba como uma construção coletiva que vem lá de trás, é um olhar que passei a ter sobre o samba na convivência com ela”, afirma Pedro Paulo Malta.

Com arranjos de Bia Paes Leme, Ignez Perdigão, Paulo Aragão e Pedro Aragão, escritos especialmente para a homenagem, o show também terá projeções de vídeos relembrando a cantora em momentos importantes de sua trajetória.

O projeto “Terças no Ipanema” estreou em janeiro deste ano, possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa

Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

 “O samba bate outra vez – homenagem a Cristina Buarque”

Dia: 2 de dezembro

Horário: 20 horas

Endereço: R. Prudente de Morais, 824, Ipanema

Preços: R$ 80,00 inteira /R$ 40,00 meia

Classificação indicativa: Livre

Produção: Planetário Produções Culturais

Administração: Da Lapa Produções Artísticas

Realização: KAB

Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro

Assessoria de Imprensa: Belinha Almendra/ Coringa Comunicação

Mídias Sociais: Nana Pontes

Foto em anexo: Acervo pessoal/reprodução

Ingressos: vendas pelo site:

https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/50130?sessionView=LIST

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *