Blog

COP30: pasta especial no CurtaOn reúne 34 produções que debatem os grandes desafios da agenda ambiental global

Começa na próxima segunda-feira, 10, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. A 30ª edição do encontro, sediada em Belém, no Pará, segue até o dia 21 de novembro. Para aquecer o debate sobre temas urgentes, durante todo o mês o CurtaOn – Clube de Documentários disponibiliza a coleção “COP30 em Destaque” com 34 produções sobre meio-ambiente, crise climática e personalidades que simbolizam a luta pela proteção ambiental. Já o Curta! exibe no domingo, 9, três filmes entre 18h30 e 20h que ajudam a refletir sobre essas questões.
Os três documentários do canal estão programados em sequência no dia 9. Às 18h30, Cidades Possíveis: Agenda 2030, de Eduardo Goldensteincontextualiza os pressupostos para a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030, com apresentação da situação atual e estratégias. O episódio faz parte da série que conta com 13 documentários de 26 minutos. Às 19h é a vez de Pesticidas – O Pesadelo Brasileiro, de Stenka Quillet, que mostra que os fabricantes de herbicidas e fungicidas encontraram um refúgio seguro para seus produtos recém-banidos: o Brasil. Fechando a programação, às 20h, será exibido A Mãe de Todas as Lutas, de Susanna Lira, a partir das vivências de Shirley Krenak e Maria Zelzuita. A obra faz uma reflexão sobre memória, território e resistência feminina: “Que tipo de adubo você quer ser para a Mãe Terra?”.
Na pasta especial do CurtaOn estão séries como “Cidades Possíveis”, de Eduardo Goldestein. Com episódios que debatem temas como saneamento, energias renováveis e consumo responsável, a produção apresenta casos exemplares de práticas que abrem novas possibilidades para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. E a série “Juntos”, de Letícia Marques, que registra ações coletivas voltadas para alimentação, meio ambiente, recursos hídricos, bioarquitetura, saneamento e educação, em prol de uma vida em sintonia com o ambiente.
A coleção é composta por documentários que celebram grandes brasileiros defensores da natureza, como Chico Mendes, Ailton Krenak e Davi Kopenawa. Em “Chico Mendes: Um Povo da Floresta”, Edilson Martins apresenta a luta de Chico Mendes e seus companheiros contra a depredação da Amazônia. O documentário “Watoriki: Conversa com Davi Kopenawa”, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, é um testemunho do pensamento e biografia de um dos mais importantes líderes indígenas do Brasil, o xamã Davi Kopenawa Yanomami, com depoimentos e registros inéditos. Já o filme “Ailton Krenak – O Sonho da Pedra”, de Marco Altberg, traz a trajetória do líder indígena descendente da etnia Krenak, embaixador das culturas dos povos originários brasileiros.
Entre os filmes, novos estudos que colocam o homem sob novas perspectivas são debatidos em “Arqueologias Amazônicas: Memórias de Chiribiquete”, de Juan Jose Lozano, que acompanha o trabalho de arqueólogos, antropólogos e ambientalistas que estudam as pinturas misteriosas encontradas nas paredes do Parque Nacional Chiribiquete, na Colômbia.
Confira todos os títulos da pasta “COP30 em Destaque”:

Amazônia 10 milhões” (Série: Arqueologias, em Busca dos Primeiros Brasileiros); “Agenda 2030” (Série: Cidades Possíveis), “Habitação Digna” (Série: Cidades Possíveis), “Água Potável e Saneamento” (Série: Cidades Possíveis), “Vida na Água, Vida na Terra” (Série: Cidades Possíveis), “Consumo e Produção Responsável” (Série: Cidades Possíveis); “Fome Zero” (Série: Cidades Possíveis); “Energia” (Série Cidades Possíveis) “Indústria e Inovação” (Série: Cidades Possíveis), “Resiliência e Mudança Climática” (Série: Cidades Possíveis), “Mobilidade Sustentável” (Série: Cidades Possíveis); “Sintropia na Floresta” (Série: Juntos), “Agricultura Orgânica” (Série: Juntos), “Preservando Nascentes” (Série: Juntos), “Terra Ancestral” (Série: Juntos), “Permacultores” (Série: Juntos), “Bioconstruindo” (Série: Juntos), “Agrofloresta” (Série: Juntos), “Cuidar da Terra” (Série: Juntos), “Hortas Urbanas” (Série: Juntos), “Plantando nas Escolas” (Série: Juntos), “Saneamento Ecológico” (Série: Juntos); “Amyr Klink – Mar sem Fim”; “Mamirauá, Piripkura”, “Ailton Krenak – O Sonho da Pedra”; “Chico Mendes – Um Povo da Floresta”; “Amazônia Eterna”; “Pesticidas – O Pesadelo Brasileiro”; “Watoriki – Conversa com Davi Kopenawa”; “Arqueologias Amazônicas: Memórias de Chiribiquete”; “A História do Greenpeace”.
O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.

 

Grupo Curta!

• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.

• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.

• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *