
De 1º a 30 de novembro, o RioWindsFestival toma conta da cidade com 14 concertos gratuitos, reunindo músicos do Brasil e de diversos países em uma verdadeira celebração da música e dos instrumentos de sopro. O evento também marca o Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro, com um concerto especial no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ).
Promovido pelo Música no Museu, o festival chega à sua 15ª edição, encerrando o ciclo Música no Museu Internacional 2025 e dando continuidade à versão europeia do XX RioHarpFestival. As apresentações acontecem em museus, centros culturais e espaços históricos do Rio de Janeiro, com entrada franca.
Celebrando 28 anos de trajetória em 2025, o Música no Museu realiza o RioWindsFestival de forma ininterrupta há 15 anos, sob a curadoria do oboísta Harold Emert (ex-OSB). O evento reúne nomes expressivos dos instrumentos de sopro — flautas, oboés, corne inglês, saxofones, clarinetes, fagote e coros — em diferentes formações e estilos.
De acordo com o curador, o oboísta e compositor Harold Emert, o festival nasceu inspirado em encontros internacionais dedicados aos instrumentos de palheta dupla.
“Quando comecei o RioWindsFestival, em 2010, queria trazer ao Brasil a energia dos festivais internacionais dedicados aos instrumentos de palheta dupla. Hoje, ver essa iniciativa completar 15 anos e integrar músicos de tantos países e de quase todos os instrumentos de sopro é uma grande realização. O Rio realmente se transforma na capital mundial dos sopros em novembro”, afirma Emert.
A abertura acontece no dia 1º de novembro (sábado), às 14h, na Igreja da Lapa dos Mercadores, com o trio formado por Cosme Silveira (fagote), Harold Emert (oboé) e Mara Lucia (violão). O encerramento será no dia 30 de novembro (domingo), às 13h, no Museu da República, com o duo Jorge Saraiva (piano) e Leandro Turano (escaleta).
No Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro (quarta-feira), às 12h30, o CCBB RJ recebe o programa “Uma Viagem através da Flauta”, com Vinicius Marinho (flauta transversa), Iun Chicaro (violão) e Maria Luisa Lundberg (piano).
Na vertente internacional, a pianista Fernanda Canaud se apresenta em Covilhã (Portugal), no dia 15 de novembro, com um recital em homenagem à Proclamação da República do Brasil, apresentando um programa dedicado aos clássicos brasileiros. No mesmo dia, em Munique (Alemanha), o Quarteto Munich de Harpas dá sequência ao XX RioHarpFestival – versão europeia.
O festival também mantém o ciclo de palestras “Os Sons do Brasil”, promovido pelo Instituto Cultural Música no Museu, na Biblioteca Nacional, no dia 3 de novembro, desta vez com foco na música da Região Centro-Oeste.
“Sinta a magia dos sopros e venha celebrar a música com a gente! Esperamos por vocês! Saudações musicais,” Sérgio da Costa e Silva – Diretor da série Música no Museu
Entre os destaques
Edições Internacionais – Música no Museu Internacional
Mais informações: www.musicanomuseu.com.br
Serviço
XV Rio Winds 2025 – Festival Internacional de Sopros
De 1º a 30 de novembro de 2025
Museus, centros culturais e espaços históricos do Rio de Janeiro
Entrada franca
Mais informações: www.musicanomuseu.com.br