Isadora Ruppert participa do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de Novembro. O longa, produzido por Emilie Lesclaux e CinemaScópio, estreou mundialmente no 78º Festival de Cannes, em 18 de maio de 2025, na Seção de Competição Oficial e participou de outros festivais importantes, incluindo Telluride ,Toronto e Festival de Brasília. “A expectativa para a estreia de O Agente Secreto no Brasil é grande. Estou muito animada! Acredito profundamente na força desse projeto. É um filme necessário que retrata o Brasil, a nossa história recente, revela Isadora. “.
Isadora participou também do longa “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar 2025 na categoria Melhor Filme Internacional, como Laura Gasparian. Dessa vez é Daniela, em “O Agente Secreto”, que foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026 “É meio surreal presenciar isso. Sempre sonhei em fazer um filme que chegasse ao Oscar, mas nunca imaginei que isso aconteceria tão rápido, aos 26 anos. É muita sorte”, confessa.
Isadora tem uma sólida trajetória no teatro e anos de estudo. Iniciou sua formação aos 11 anos com Cacá Mourthé, nas aulas do Teatro O Tablado e, desde então, participou de diversas montagens. Entre os destaques, está a peça “O Cálice”, livremente inspirada no filme Em Busca do Cálice Sagrado, do grupo britânico Monty Python, que foi indicada, ao prêmio APTR, na categoria “Jovem Talento”, em 2023. Isadora destaca a importância de Cacá Mourthé em sua trajetória. “A Cacá foi minha primeira professora de teatro, me ensinou não só a atuar, mas também a ter compromisso com o meu ofício, Ela se tornou uma grande amiga e me ensinou a ser uma pessoa de teatro”, declara.
Outra presença marcante em sua formação foi o diretor Eduardo Milewicz, “O Eduardo, que ministra o curso “Quando Acende a Câmera”- me ensinou a fazer os ajustes necessários para atuar diante das câmeras. Sempre tive essa paixão pelo cinema, e atuar para o audiovisual sempre foi um sonho. Ele foi essencial nesse processo de transição dos palcos para o set”. A atriz também cita a fonaudióloga Adriana Micarelli com quem aprendeu o quanto a voz é um dos instrumentos mais importantes para o ator, fundamental para aperfeiçoar o trabalho diante das câmeras.”
Além de ter cursado o Teatro O Tablado por mais de 10 anos, Isadora também é graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). “Poder estudar em uma universidade pública foi de extrema importância para minha carreira. Lá, conheci amigos que partilhavam e defendiam as mesmas ideias que eu. Pessoas que, assim como eu, batalham todos os dias para viver de arte neste país”, declara. Em 2017, Isadora começou a dançar Maracatu de Baque Virado no bloco Tambores de Olokun e, a partir daí, seus laços com Recife começaram a se estreitar, e seu desejo de trabalhar com Kleber Mendonça Filho já aumentou.
A relação de Isadora com a temática de “O Agente Secreto” vai muito além da ficção. Ela carrega, em sua própria história, as marcas dos anos sombrios da ditadura militar no Brasil: “Minha avó foi perseguida pela ditadura. “O Agente Secreto” é o segundo filme que faço que se passa nesse período, e eu sinto isso quase como uma missão. Minha vó foi perseguida por mais de 20 anos. Ela tinha uma companhia de teatro de bonecos em Curitiba e teve que abandonar tudo para se esconder”.