Bernardo Coimbra assina o texto e está no elenco da peça “Alguma coisa falta aqui”, dirigida por Stella Rabello, que estreia no dia 3 de outubro no teatro Domingos Oliveira e fica em cartaz até o dia 26, sextas e sábados, às 20 horas, e domingos, às 19 horas. “É a primeira vez que atuo e escrevo um texto meu no teatro. Já havia montados outros textos escritos por mim, como esquetes, mas a sensação de fazer uma peça sua, com maior duração é outra coisa”, declara o ator-autor. A peça apresenta uma linha do tempo desorganizada de múltiplos temas e angústias, tratando do excesso de informações e faltas constantes.
A montagem é um trabalho da Penúltima Companhia que Bernardo mantém com oito amigos. Nesta peça, o elenco é formado por ele, Maria Paula Marini, Sued Lincoln, Carol Matos. A ideia surgiu em 2021, quando o Sued queria fazer uma peça de comédia e sugeriu que Bernardo escrevesse algo para eles e Carol. O texto passou por muitas criações e descartes até chegar à versão final. Com a chegada de Maria Paula, o projeto começou a tomar forma e se concretizou. “ Acho engraçado pensar que antes queríamos fazer uma comédia, e hoje o texto já flerta mais com uma dramédia, e com mais drama do que eu esperava inicialmente. Muito por conta da direção da Stella, que tem sido essencial para tirar esse texto que era muito chapado e torná-lo vivo e fresco”, diz Bernardo.
Sobre a experiência como dramaturgo Bernardo relata que a construção do texto, iniciada em 2021, foi um processo muito mais racional do que corporal, na escolha da história. Mas durante o processo de ensaio, ele viveu o desafio de reescrever e trazer para os ensaios as novas alterações, o que tem dado frescor ao texto.
Bernardo deixou a carreira em engenharia química em 2019 para se dedicar à atuação. Além de ator, é cantor e roteirista. É formado pelo curso Técnico profissionalizante em Atuação na CAL – Casa das Artes de Laranjeiras No audiovisual atuou, idealizou e roteirizou as duas temporadas da Websérie “Cidadão Não, Ator” (2021-2022), na qual concorreu em seis categorias no festival Riowebfest 2022, incluindo melhor ator e melhor série de comédia. Dentre seus trabalhos mais recentes estão: participação no filme ‘Homem com H’ de Esmir Filho, nas novelas ‘No Rancho Fundo’ e ‘Vai na Fé’, nos Estúdios Globo, e no longa ‘Onde está a verdade’, de Décio Coimbra. No teatro, está em está em cartaz há um ano com a comédia “A.M.I.G.A.S.”, com direção de Ernesto Piccolo, pela qual foi indicado Ator Revelação no Prêmio FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra) 2025. Também está no elenco da peça ‘Entre Nós’, texto que adaptou do filme homônimo de Paulo Morelli.
Sobre a estreia de “Alguma coisa falta aqui”, ele diz: “Tô com uma expectativa alta porque vivemos um processo muito diferente de outros que já vivi em teatro. Acho que justamente por termos o autor vivo e presente, no caso eu, nos dá a possibilidade de o texto estar sempre em alteração, e descobrirmos coisas no corpo, e não apenas mentalmente, como quando estou sentado em frente ao computador”.