No dia 27 de setembro, às 10h, o Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini será palco do Rolé Justiça Climática, evento gratuito que convida o público a conhecer, por meio de visitas guiadas, os espaços que contam a história de luta por qualidade de vida, direito à cidade e justiça ambiental no subúrbio carioca.
A atividade propõe uma imersão em pontos estratégicos do parque — como o Anfiteatro, a Nave do Conhecimento, a horta urbana e a histórica Chaminé da Fábrica de Cartuchos — evidenciando como a mobilização local transforma áreas degradadas em espaços de convivência, cultura, saúde e sustentabilidade.
Mais do que lazer, o parque é símbolo da resistência dos moradores de Realengo e da potência das periferias na construção de soluções socioambientais. O evento também valoriza as memórias locais e fortalece o senso de pertencimento dos moradores da zona oeste.
O Rolé Carioca é um projeto cultural que existe desde 2013 e tem como objetivo promover a comunicação da história das cidades e a fruição do espaço urbano de forma descontraída, irreverente e acessível. Eles realizam pesquisas e, a partir delas, formulam roteiros que se transformam em passeios guiados e ações paralelas, como banco de dados, site, publicações, canais de vídeos, e presença nas redes sociais.
Serviços:
Rolé Justiça Climática em Realengo
Parque Realengo — Rua Professor Carlos Wenceslau, 388
27 de setembro (sábado), às 10h
Entrada gratuita