O guitarrista e compositor português Manuel de Oliveira, um dos grandes nomes da música instrumental contemporânea, participa do MIMO Festival 2025 com dois concertos imperdíveis em São Paulo. Na sexta-feira, às 18h, apresenta “LÁ NO XEPANGARA” no Vale do Anhangabaú, com entrada gratuita. No sábado, às 20h, sobe ao palco do Teatro Cultura Artística com o prestigiado projeto “IBÉRIA”, que celebra 20 anos de trajetória.
LÁ NO XEPANGARA
Criado e dirigido por Manuel de Oliveira, o espetáculo, apresentado pela primeira vez no Brasil, presta uma homenagem musical e poética a José Afonso (Zeca Afonso), ícone da música de intervenção e símbolo da Revolução dos Cravos, destacando as marcas da herança africana na sua trajetória artística e no seu pensamento político.
O núcleo artístico reúne Selma Uamusse (Moçambique), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Fred Martins (Brasil) e Edu Mundo (Portugal) nas vozes, além de Manuel de Oliveira (guitarra e direção musical), João Frade (acordeão), Albano Fonseca (baixo) e Dilson Pedro (bateria).
Apresentado pela primeira vez em 2024 em Portugal, o espetáculo reflete sobre o papel de José Afonso na luta pela descolonização, democratização e pelo fortalecimento das sociedades e culturas lusófonas. Além do espetáculo, o coletivo dinamizará também um workshop sobre a canção de protesto e a sua importância no desenvolvimento da sociedade, abordando ainda o processo de descolonização dos países africanos de língua portuguesa.
IBÉRIA
No dia seguinte, Manuel de Oliveira é a vez do IBÉRIA, que projetou o músico há duas decadas. O show é uma celebração das sonoridades da Península Ibérica, promovendo um diálogo entre flamenco, fado, jazz e música tradicional portuguesa. Para este concerto, Manuel estará acompanhado por Carles Benavent (baixo elétrico), João Frade (acordeão) e Quiné Teles (bateria e percussão).
O repertório inclui composições originais e um tributo ao lendário Paco de Lucía, referência central na trajetória do grupo, além de peças de Benavent e Frade, criando uma experiência única que reflete a diversidade e a força criativa do universo ibérico.
Sobre Manuel de Oliveira
Autodidata de Guimarães (1978), Manuel de Oliveira é considerado um dos mais originais guitarristas portugueses da sua geração. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, construiu uma linguagem musical singular e reconhecível, com projetos que cruzam fronteiras e linguagens. Foi reconhecido com o Prêmio Carlos Paredes 2023, já se apresentou em festivais como MIMO, Emociona Jazz!! e Couleurs Jazz, e colaborou com nomes como Cristina Branco, Dulce Pontes, Chico César, Brad Mehldau, Chick Corea e Mike Stern.
Serviço
LÁ NO XEPANGARA
Vale do Anhangabaú – São Paulo
19/9 – Sexta-feira, às 18h
Evento gratuito | MIMO Festival
IBÉRIA
Teatro Cultura Artística – São Paulo
20/9 Sábado, às 20h
Evento gratuito | MIMO Festival