O Diretor Executivo do Grupo Cultural AfroReggae, Danilo Costa, participou entre os dias 20 a 22 de agosto do seminário “Além da Mediação: Intercâmbio entre o Universo Acadêmico e o Mercado da Resolução de Conflitos”, promovido pelo Programa RECAJ/UFMG, no Auditório Máximo da Faculdade de Direito da UFMG, em Belo Horizonte.
No dia, 22, Danilo integrou o painel, “Mediação Comunitária. Conflitos Difíceis”, ao lado do Advogado e Mediador Ronan Júnior, pesquisador do RECAJ/UFMG e autor de obras na área de negociação e mediação, e com moderação da Mediadora Flávia Resende, especialista em práticas dialógicas e Justiça Restaurativa. O encontro ressaltou perspectivas acadêmicas e experiências institucionais em territórios vulneráveis, destacando os desafios e possibilidades da mediação comunitária no Brasil.
“Para o AfroReggae, a mediação em áreas de alta vulnerabilidade é um exercício institucional de presença e responsabilidade. Em territórios conflitados, a legitimidade se dá a partir da atuação real, construída no dia a dia com a comunidade. É essa prática que permite a construção de caminhos possíveis.”; destacou Danilo.
Com 18 painéis ao longo de três dias, o seminário reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater Mediação Empresarial, Comunitária e Escolar, Arbitragem, Resolução em Crises, Justiça do Trabalho, Inteligência Artificial e Desenho de Sistemas de Resolução de Disputas. A iniciativa consolidou-se como um dos principais espaços de diálogo entre academia e prática sobre os Métodos Apropriados de Solução de Conflitos (MASCs).