No próximo dia 14 de setembro o Festival Wakanda In Madureira completa 7 anos de estrada com ancestralidade, música, beleza negra e festa, e tudo isso no espaço mais charmoso do Rio de Janeiro, o Viaduto de Madureira. Nesta edição, quem comanda o Festival é o cantor e compositor, Vinny Santa Fé, e o grupo Awurê, e toda programação é gratuita.
Contando com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial, e da Universidade Federal Fluminense, o encontro é realizado pelos produtores culturais Dandara Barbosa e Jonathan Raymundo e está marcado para começar às 15 horas. Jonathan ressalta a importância para a comunidade negra de se ter um lugar como o Wakanda In Madureira.
“Este lugar que é muito nosso, espaço e símbolo da nossa presença, beleza e festa. Vamos comemorar nosso aniversário com muita melanina, ancestralidade e afeto”, comemora Jonathan Raymundo.
Segundo ele, Wakanda In Madureira é um festival que tem como propósito combater o racismo a partir da valorização da cultura negra. Promovendo um espaço seguro para experiências coletivas e individuais que tenham no decolonialismo um catalisador fundamental.
“Somos também um grande palco para a arte negra e periférica se apresentar, além de tecer uma grande rede que une público consumidor e afroempreendedores, fazendo circular a economia popular, os símbolos de resistência e de valorização da população negra”, explica.
Dandara Barbosa afirma que a expectativa para o evento é elevada e vem para coroar os sete anos de trabalho, mas reforça que o evento não é só festa. “Nesses anos tivemos oficinas de percussão, visitas guiadas, e muitos empreendedores que estão conosco desde o início. São 7 anos de uma rede potente de alegria, educação e prosperidade pro povo preto. É pra comemorar”, celebra.
Ainda segundo ela, o Wakanda In Madureira é um projeto de pertencimento, através do afeto e da educação popular, respeitando a ancestralidade negra que emana luz para que o evento transcorra dentro da normalidade.
“A gente pretende, cada vez mais, valorizar nossas tradições e honrar quem veio antes de nós. Vamos continuar com a nossa missão, comemorar nossos 7 anos e continuar com nossos projetos educacionais de valorização da cultura preta”, completa Dandara.
Como de costume, o Festival também disponibilizará um ambiente para toda família, com o Espaço Quilombinho, que contará com mais de 5 horas de recreação infantil com atividades físicas, lúdicas e afroreferenciadas.
“Precisamos abordar as brincadeiras afrocentradas, levar nossa cultura às nossas crianças para não deixar que a ludicidade afro-brasileira seja esquecida. É preciso focar na cultura negra para restaurar o orgulho e o sentimento de amor próprio. É um dia para celebrarmos a nós mesmos e nos ver como realezas”, completa.
Sobre o evento
O Festival Wakanda in Madureira iniciou-se como um Piquenique no dia 16 de abril de 2018. O objetivo era promover um espaço seguro e afetuoso para que pessoas negras pudessem se encontrar, fazer amigos e criar uma rede de solidariedade para que, juntos, pudessem enfrentar os desafios impostos pelo racismo.
SERVIÇO:
Wakanda In Madureira
14 de setembro, a partir das 15h
Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Madureira
Entrada: gratuita