Cultura

IA usa público de exposição para criar arte em tempo real

Instalações de Marlus Araujo utilizam câmeras, sensores e sistemas interativos para criar experiências imersivas em ‘Isto Não é Um Prompt’; a mostra inédita na Meta Gallery propõe novas relações entre pessoas e máquinas – da Inteligência Artificial com autonomia à colaboração criativa entre imaginação humana e processamento algorítmico

Uma Inteligência Artificial que toma a iniciativa da interação conosco, humanos, dá o mote para “Isto não é um ‘prompt’”, mostra inédita que o artista computacional Marlus Araujo expõe a partir de sexta, 22/08, na Meta Gallery (Rua da Assembleia, 40, Centro, Rio de Janeiro), onde fica em cartaz até 03/10.

Sob o olhar de três obras interativas, com curadoria da pesquisadora em Tecnologia e Sociedade Paula Martini, a exposição convida o público à inversão de perspectiva entre os humanos e a IA, que passa a observar, criar e interagir com autonomia. “Trata-se de uma Inteligência Artificial que, em vez de ser acionada pelo usuário, toma a iniciativa da primeira ação”, resume Marlus, questionando o papel passivo tradicionalmente atribuído às máquinas.

Logo na entrada, a instalação inédita “Captura Involuntária” produz visualizações em tempo real a partir das pessoas que passam pela calçada, atraindo-as à exposição dentro da galeria.

A obra utiliza câmeras e projeções para revelar como a IA processa e interpreta o mundo por reconhecimento facial, detecção de objetos e mapeamento de movimentos, chamando atenção para o monitoramento invisível que já integra nosso cotidiano digital.

No primeiro piso, a também inédita “ElementAIs” transforma os cinco elementos da natureza em experiências visuais imersivas, através de projeções geradas pela IA. Inspirada no I Ching e em tradições esotéricas ancestrais, a instalação convida os visitantes a interagir com arquétipos de fogo, água, terra, ar e éter, traduzidos em alucinações visuais que expandem a consciência e propõem um reencantamento tecnológico do mundo.

Na subida da escada para o segundo piso, a escultura robótica “Maboroshi” fecha a exposição. Desenvolvida por Marlus em parceria com Gabriela Castro, a obra utiliza sensores para detectar a presença do público e reage seguindo os visitantes com o olhar, criando a sensação inquietante de ser observado por uma entidade autônoma.

Marlus Araujo
Artista multidisciplinar que combina design, tecnologia e arte, Marlus Araujo é graduado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e mestre em Mídias Criativas pelo PPGMC/Eco/UFRJ. Diretor Criativo da Tekne Studio, atua em diversas frentes do universo digital, com criações inovadoras em jogos, arte generativa, instalações interativas e ambientes imersivos.

Suas obras já foram exibidas em festivais, residências artísticas e exposições em espaços como Museu do Amanhã, Oi Futuro, Casa Firjan, Parque Lage e Bienal do Ibirapuera. Em janeiro, sua instalação “Maré de Luz” formou filas na praia de Barra de São João, durante o festival Sesc Verão. (g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2025/01/16/mare-de-luz-abre-o-festival-sesc-verao-em-casimiro-de-abreu-nesta-quinta.ghtml).

 
 
Meta Gallery
Primeira galeria brasileira 100% dedicada à arte tecnológica, a Meta Gallery abriu as portas em junho de 2024, expondo a “1ª Mostra Brasileira de Criptoarte”. O espaço também abrigou exposições como “Arte de Código Aberto”, de Carlos Vamoss; e “Em Toda Encruzilhada, Um Portal”, de Sabrina Barrios, além de sediar palestras e uma residência artística de estudantes da Escola de Belas Artes da UFRJ.

 

 

‘Isto Não é Um Prompt’ – Marlus Araújo
Meta Gallery
Rua da Assembleia, 40, Centro
Segunda a sexta, 10h a 18h
De 22/08 a 03/10
Entrada franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *