Empreendorismo

Geração Z impacta mercado de trabalho e transforma programas de estágios

Com novos valores e alta rotatividade, jovens nascidos entre 1995 e 2012 buscam ambientes acolhedores e diversos, e empresas como a BAT Brasil adaptam programas para atrair e reter talentos
Há um novo protagonista marcando presença no mercado e chamando a atenção dos empregadores. Eles representam cerca de 25% da força de trabalho global, segundo dados da McKinsey, uma das maiores consultorias de gestão do mundo. São os nascidos entre 1995 e 2012, popularmente conhecidos como Geração Z.
Além de ocuparem um quarto das vagas atualmente, no Brasil, essa mudança no cenário profissional vem acompanhada de alta rotatividade: 40% dos profissionais com até 29 anos trocaram de emprego nos últimos 12 meses. E para reter esses talentos, as empresas apostam em diálogo aberto, programas de diversidade e inclusão, valorização da saúde mental e oportunidades de desenvolvimento profissional.
Certificada pela Top Employers Institute como uma das melhores empresas para trabalhar, a BAT Brasil vem adaptando seu programa de estágio NextGenBAT para atender às expectativas dessa nova força de trabalho. Além de oferecer um pacote competitivo, com remuneração entre R$1.400 e R$2.100, auxílio-refeição e alimentação, convênio médico e odontológico e vale-transporte, a companhia aposta em programas que dão suporte à saúde mental e bem-estar dos colaboradores. Entre eles está o programa Live Well, que reúne uma série de iniciativas e benefícios como reembolso de sessões de terapia e acesso ao Wellhub (Gympass).
Para dar suporte ao estagiário em sua jornada de crescimento, a companhia também aposta em um formato de desenvolvimento cujo maior foco está na rotação entre áreas, participação em projetos e exposição a funções diversas, além de mentorias, trilhas de capacitação e um curso de idiomas exclusivo, o BATFluent.
A diversidade é outro pilar essencial: no programa de diversidade racial, a maioria dos estagiários no RJ e em SP são pessoas pretas ou pardas, fruto de uma estratégia de recrutamento inclusivo. “Na BAT, criamos um ambiente que valoriza a escuta, a inclusão e a liberdade para inovar. Nosso programa de estágio vai além da experiência tradicional, oferecendo desenvolvimento acelerado, protagonismo e oportunidades reais de crescimento, alinhados às expectativas da nova geração”, afirma Júlia Vannucci, Head de Talent.
Para mostrar o potencial dessa jornada, Gabriel Senna, hoje em posição estratégica como gerente de operações, conta sua trajetória: “Ingressei na BAT como estagiário com 21 anos e estou na companhia há 13 anos. Foram muitas mudanças até chegar na função atual, tanto de área como de cidade, mas sempre muito alinhadas com minhas expectativas de desenvolvimento de carreira”, diz o executivo.
As vagas de estágio da BAT Brasil são abertas e preenchidas ao longo de todo o ano, em diferentes cidades do país. Para consultar vagas abertas, interessados podem procurar diretamente no site (https://careers.bat.com/en/search-jobs/Brazil/1045/2/3469034/-10/-55/50/2) ou nas redes sociais da companhia: BAT (LinkedIn) e @bat_brasil_oficial (Instagram).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *