Menos de três meses após o lançamento, “Fragmentado”, quarto álbum de estúdio de Xamã, já ultrapassou a marca de 80 milhões de streams nas plataformas digitais. Na noite de ontem (12), o artista foi presenteado pela STRM com uma placa em comemoração aos primeiros 50 milhões de reproduções.
Com 25 faixas, o projeto é um mergulho profundo nas camadas que compõem sua trajetória pessoal e artística. Misturando hip hop, MPB, rock e outros ritmos brasileiros, o projeto evoca a multiplicidade como linguagem e a colagem como estética, tanto sonora quanto visual.
Com colaborações que vão de ícones da música brasileira como Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Criolo e Black Alien, até expoentes da nova geração como Liniker, BK, Duquesa, Victor Xamã, Major RD, Flora Matos e Agnes Nunes, o disco constrói pontes entre diferentes gerações, estilos e narrativas. A atriz Sophie Charlotte também marca presença, ampliando os diálogos entre música e outras expressões artísticas.
Os principais destaques do álbum incluem faixas como “Aeromoça”, em parceria com Flora Matos; “GTA”, que conta com a participação marcante de GTA; e “Just Love”, uma das faixas mais sensíveis do disco, com Agnes Nunes. “Coisa de Pele”, com Duquesa; “Dualidade”, e “Liniker”, uma colaboração direta com a própria Liniker, também são grandes highlights do disco.
Dividido em três blocos temáticos, o álbum propõe um jogo entre ficção e realidade, entre memória e invenção. Passagens sobre família, ancestralidade indígena, espiritualidade e referências cinematográficas compõem um roteiro narrativo que reafirma a potência lírica de Xamã e sua habilidade de se reinventar a cada projeto. O boom bap, estilo clássico do rap, serve como espinha dorsal do trabalho, reafirmando suas raízes no gênero, ao mesmo tempo em que desafia suas convenções.
No dia seguinte ao lançamento de “Fragmentado”, Xamã voltou às origens com uma audição especial e gratuita no Parque Oeste, em Inhoaíba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 40 mil pessoas. O local tem peso simbólico na trajetória do artista, que ali viveu, venceu suas primeiras batalhas de rimas e deu os passos iniciais rumo ao estrelato.
Com bilhões de streams, um Grammy Latino em 2024 e atuações marcantes em “Renascer” e “Justiça 2”, Xamã reafirma sua versatilidade na música e no audiovisual. No cinema, estreia como protagonista de “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, que neste mês será exibido no Festival de Gramado. Ainda este ano, voltará às telas como Búfalo em “Os Donos do Jogo”, da Netflix, e em “Três Graças”, nova novela das 21h da TV Globo.