Esportes

Rebeca Andrade anuncia despedida do solo durante o Rio Innovation Week 2025

Foto: Ag. Enquadrar/ Divulgação RIW

A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, anunciou nesta terça-feira (12) que não competirá mais na prova de solo. O anúncio aconteceu durante sua participação na Rio Innovation Week, maior Conferência Global de Tecnologia e Inovação que acontece no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. A decisão, segundo a atleta, é motivada por dores e pela necessidade de preservar a saúde física após cinco cirurgias no joelho.

“O solo é o aparelho que mais causa impacto. Eu sou uma atleta de 26 anos, com histórico de cinco cirurgias no joelho. Quando a gente entende nossos limites, é muito importante respeitá-los. Eu sei que vocês amam quando eu faço solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos”, explicou Rebeca.

De fato, a trajetória da ginasta foi marcada por lesões. Somente no joelho direito a atleta sofreu três cirurgias de LCA (ligamento cruzado anterior), o que a fez interromper a carreira por longos períodos. Ainda assim foi campeã do salto nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020 e prata no individual geral naquela mesma edição. Em Paris 2024, conquistou mais quatro medalhas, chegou a seis no total na carreira e se transformou na maior medalhista olímpica do país.  Entre as medalhas em terras parisienses, destaque para a prova de solo, quando recebeu uma homenagem histórica de Simone Biles no pódio. Foi ainda medalha de prata no salto e no individual geral, e bronze por equipes, uma medalha inédita para o país.

Em Campeonatos Mundiais já conquistou nove medalhas no total, sendo 3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes. Na RIW, demonstrou ao público o orgulho que tem de sua trajetória. “Chegar em casa, olhar no espelho, e ver que sou alguém além dos resultados que conquistei é a questão principal”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *