A segunda temporada da série AMAZÔNIA – ARQUEOLOGIA DA FLORESTA, dirigida por Tatiana Toffoli e produzida pelo SescTV, conquistou o prêmio de Melhor Produção na categoria Humanidades na mostra “Outras Janelas”, dedicada a obras de outros canais, do 3º Festival Curta! Documentários. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de 8 de agosto, no Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro. O evento é uma oportunidade de visibilidade para produções audiovisuais comprometidas com a diversidade, a ciência e a cultura brasileira.
Dividida em quatro episódios, a série acompanha o trabalho de uma equipe de arqueólogos liderada por Eduardo Góes Neves no sítio de Teotônio, em Rondônia. As escavações revelam evidências de antigas ocupações indígenas e desafiam a visão de que a Amazônia seria um espaço intocado pela presença humana. Entre fragmentos de cerâmica, sementes carbonizadas e resíduos microscópicos de amido, surgem os vestígios de uma floresta moldada por povos originários ao longo dos milênios.
Para a diretora da série, Tatiana Toffoli, Amazônia – Arqueologia da Floresta traz à tona não apenas descobertas científicas, mas também a urgência da preservação ambiental. “A série mostra um processo contínuo de destruição que se aproxima de um ponto de não retorno”, afirma. A produção pode ser assistida gratuitamente, em todo o Brasil, pelo site sesctv.org.br/amazonia ou app Sesc Digital.
SERVIÇO
Amazônia – Arqueologia da Floresta 2ª Temporada
Série documental
Direção: Tatiana Toffoli
Conteúdo: 4 episódios
Duração aproximada: 56 min
Classificação indicativa: Livre
Sob demanda
Assista em sesctv.org.br/amazonia
Ou baixe o Sesc Digital, disponível na Google Play e App Store.
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV nas redes @sesctv