● ONG Clean Up The World participa pelo quinto ano do evento Rio Innovation Week
● Paulo Protasio, presidente da Cisbra, convida Fabiene Torres Schiavo, especialista em projetos de impacto socioambiental, para debate de eventos como a COP30
No dia 12 de agosto, o Rio Innovation Week será palco de discussões que unem inovação, desenvolvimento urbano e visão estratégica global. Das 11h às 11h45, a palestra “Ser G20 é ser Glocal”, que ocorre no evento da Praça Mauá, no Rio, reunirá especialistas para debater como integrar tendências internacionais e realidades locais a fim de gerar soluções mais eficazes, sustentáveis e humanas.
A apresentação é conduzida pela ONG Clean Up The World, que celebra 23 anos de atuação no Brasil, e pela Amigança Produções, com mais de quatro décadas de história no setor cultural. O painel será comandado por Hildon Carrapito, CEO da Amigança Produções, e Paulo Protasio, presidente da Cisbra – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços. Haverá ainda a participação de Fabienne Torres Schiavo, consultora especializada em inovação estratégica para territórios inteligentes e sustentáveis, com mais de 20 anos de experiência em projetos de impacto socioambiental. “Vamos falar do nascimento da COP30, a partir da Rio92, em que fui um dos criadores, e projetar o futuro da RIO2030, incluindo o conceito de Economia Azul, que ganhou as praias do mundo”, explica Protasio.
Ele diz, ainda, que para esse painel será abordado o conceito de ser G20, que significa ser Glocal. “É um conceito que une o melhor dos dois mundos: as tendências e práticas internacionais com a compreensão das especificidades culturais, sociais e econômicas de cada região. É sobre pensar globalmente, mas agir com o coração e os pés firmes no território em que se vive. O Rio de Janeiro é um dos palcos mais ricos para iniciativas de renovação urbana no Brasil. Nossa história mostra que, quando a sociedade é chamada a participar, conseguimos transformar áreas degradadas em espaços vibrantes, produtivos e inclusivos. Essa integração local e global é o caminho para um desenvolvimento mais inteligente e humano”, completa.
O painel também destacará exemplos concretos de revitalização urbana no Rio, como a requalificação da região portuária, a restauração de edifícios históricos e a criação de espaços culturais icônicos, como o Museu do Amanhã e o Forte de Copacabana, mostrando como ações locais podem dialogar com desafios globais como sustentabilidade, mobilidade urbana, economia criativa e inclusão social. “O nosso objetivo é criar uma rede de redes, partindo da força de cada bairro e das 92 cidades do estado, conectadas a um mundo global que busca soluções mais inteligentes e humanas”, conclui Protásio.
Mulheres ocupam RIW para debater a força feminina como mola mestra do futuro
Já às 14h, o evento será palco de um encontro transformador dentro: o painel “Mulheres que movem o futuro”, promovido pelo Hub Mulheres de Frente – o maior ecossistema de conexão, capacitação e fortalecimento para mulheres e empreendedoras do Rio de Janeiro, reunirá líderes, empreendedoras e profissionais de destaque que vêm impulsionando a inovação, a autonomia econômica e a representatividade feminina no cenário empresarial e social, compartilhando histórias inspiradoras, estratégias práticas e visões de futuro que mostram como o poder feminino está moldando a nova economia fluminense. Serão discutidos temas como inovação e empreendedorismo feminino como motores de transformação, a importância da autonomia econômica para as mulheres, novas oportunidades no mercado e no ecossistema de negócios do Rio, além de liderança com propósito e impacto social.
Serviço:
Rio Innovation Week – Píer Mauá
Clean Up the World- Palco Kobra
12 de agosto, 11h às 11h45m
Hub Mulheres de Frente
12 de agosto às 14h
Ingressos pelo link: https://www.google.com/url?q=https://www.sympla.com.br/evento/rio-innovation-week-5-edicao/2902415?d&sa=D&source=docs&ust=1754847162789817&usg=AOvVaw3N1zHhLnmod9cZsrP2HRsr
Programação pelo link: https://rioinnovationweek.com.br/programacao