Jornalista e pesquisadora participa de talk show sobre diversidade e potência cultural no dia 12 de agosto, às 18h, no Palco Humanare
No próximo dia 12 de agosto, às 18h, a jornalista e pesquisadora Marcelle Chagas participa do Talk Show “Diversidade, potência cultural”, no Palco Humanare do Rio Innovation Week 2025 — maior evento de inovação da América Latina. A proposta do encontro é promover um diálogo dinâmico sobre como a diversidade impulsiona soluções inclusivas, resilientes e economicamente transformadoras.
Mozilla Tech Fellow, Marcelle integra uma rede global de lideranças apoiadas pela Mozilla Foundation, organização internacional dedicada à construção de uma internet mais justa, ética e acessível. Os Mozilla Fellows desenvolvem pesquisas e tecnologias com foco em impacto social, enfrentando desafios como desinformação, vieses algorítmicos e exclusão digital.
Reconhecida como uma das principais referências em inovação antirracista no Brasil, Marcelle é fundadora da Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação e da Articulação pela Mídia Negra, iniciativas que combinam tecnologia, advocacy e fortalecimento das vozes periféricas. É autora do Manual de Boas Práticas Antirracistas na Comunicação Digital e idealizadora do Griô Tech, laboratório de tecnologia cidadã baseado em saberes ancestrais.
A conversa será mediada por Taty Nascimento e contará também com a presença de Daniela Bortman (Bayer) e Natália Paiva (CEO da Mover), em um debate sobre o papel da diversidade como força estratégica para o Brasil — dentro e fora do setor de inovação. A proposta é provocar o público a pensar a inovação não como ruptura isolada, mas como resultado da resiliência coletiva e da inteligência que nasce da pluralidade de experiências.
Marcelle também integra o Columbia Women’s Leadership Network, programa da Universidade de Columbia que reconhece trajetórias femininas transformadoras no Brasil, e é membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro. Com mestrado em Comunicação pela UFF e MBA em Comunicação Digital, atua na construção de ecossistemas de mídia e tecnologia mais diversos, seguros e territorializados.