Blog

Homenagem à Arlindo Cruz na cidade do Samba

Fotos: Wallace Barbosa/ZappNews
Não faltou emoção na Cidade do Samba para homenagear Arlindo Cruz e Bira Presidente, durante a Noite dos Enredos, realizada na noite de sexta-feira, dia  (8/08). Com direito a um minuto de silêncio, em homenagem a Arlindo Cruz, e diversas canções que marcaram as carreiras de Bira Presidente e Arlindo Cruz, as escolas de samba do Grupo Especial apresentaram os temas que levarão à Sapucaí no Rio Carnaval 2026.

Fundado por Bira Presidente e tendo Arlindo como cria, o Cacique de Ramos abriu a noite com uma apresentação especial. A roda de samba, por onde já passaram grandes nomes da música brasileira, esquentou as 8.600 pessoas que lotaram o espaço. Ao todo, foram arrecadadas mais de cinco toneladas de alimentos não perecíveis, que foram destinados ao programa Mesa Brasil.

Logo na sequência, cada escola teve direito a 12 minutos de palco para resumir da melhor forma possível o enredo do próximo ano. Todas usaram recursos cênicos como música, dança e teatro, com muita criatividade e emoção.

A estreante do grupo, Acadêmicos de Niterói, retratou a trajetória do presidente da República, Lula, enquanto a Mocidade Independente exaltou a cantora Rita Lee. Já o Paraíso do Tuiuti contou a história de uma vertente religiosa afro-cubana, com a Unidos da Tijuca lembrando de Carolina Maria de Jesus.

Samba-enredo não faltou na apresentação da Vila Isabel, que exaltou as vertentes culturais de Heitor dos Prazeres, com o Salgueiro lembrando do legado da carnavalesca Rosa Magalhães. A Mangueira apresentou Mestre Sacaca, enquanto a Portela abordou a história do Príncipe Custódio.

Houve também homenagem em vida. Mestre Ciça esteve presente na apresentação da Viradouro, enquanto a Imperatriz Leopoldinense cantou obras de Ney Matogrosso. Já a Grande Rio contagiou com o ritmo do Manguebeat, com a atual campeã, Beija-Flor, levantando o povo com a reprodução do maior candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado.


Para fechar com chave de ouro, o Grupo Fundo de Quintal trouxe convidados especiais. Teresa Cristina, Sombrinha e Dudu Nobre abrilhantaram o show de encerramento, em um grande tributo a Bira Presidente e Arlindo Cruz.

O Rio Carnaval 2026 acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, no Sambódromo carioca, com as seis melhores colocadas, voltando para o Sábado das Campeãs, no dia 21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *