Empreendorismo

Começa amanhã o Rio2C 2025

DCIM100MEDIADJI_0018.JPG

Amanhã, dia 27 de maio, começa a sétima edição do Rio2C, que transforma o Rio de Janeiro em um ecossistema pulsante de criatividade, inovação, aprendizado e negócios. Reconhecido como o principal encontro de pessoas criativas da América Latina, o evento segue até 1º de junho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, com uma programação intensa, atravessando temas como audiovisual, música, moda, games, sustentabilidade, literatura, ciência, tecnologia, educação, ⁰marcas e muito mais.

Neste ano, o Rio2C propõe uma reflexão profunda com o tema “The Edge of Perfection”, que discute os dilemas éticos, sociais e criativos da busca por perfeição em tempos de avanço tecnológico acelerado. A proposta é provocar o público a pensar: como equilibrar eficiência com autenticidade? O que se perde no caminho da alta performance?

Logo na abertura, o evento apresenta cinco Summits temáticos: Fashion System, com destaques como Bella Freud e Ib Kamara; Creator Economy, comandado pela Play9; o Forbes Brands&Co, em parceria com a Forbes; o Game+, em parceria com a PlayerOne, voltado ao universo dos games e eSports; e o FAST Summit, em parceria com a Samsung, que aborda a revolução do streaming gratuito com publicidade. A Globo também realiza um Summit especial celebrando os 100 anos da indústria audiovisual brasileira.

Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o evento ganha corpo com a realização da Conferência e do Mercado, com 21 palcos simultâneos e mais de 1.000 convidados, incluindo 130 nomes internacionais de 39 países, representantes de 74 instituições parceiras e líderes de todos os segmentos da indústria criativa. Entre os destaques, estão CEOs e CMOs de grandes empresas como Juliana Cury (Itaú Unibanco), Tatiana Ponce (Natura & Co), Renata Gomide (Grupo Boticário), Beatriz Bottesi (Meta), Ana Gabriela Lopes (iFood), Ionah Kochen (Nestlé), Manzar Feres (Grupo Globo) e Alessandra Souza (Stellantis).

Na música, além de falas inspiradoras de artistas como Lulu Santos, Criolo, Marina Sena, Péricles, Gaby Amarantos e Dinho Ouro Preto, o Rio2C Stage recebe artistas emergentes em pocket shows durante todos os dias, com curadoria de gravadoras e agregadoras. A programação também conta com a presença de nomes relevantes da indústria, como Dustee Jenkins, diretora global de relações públicas do Spotify,

No audiovisual, grandes nomes como Esther Garcia (produtora de Pedro Almodóvar), Chris Brancato (criador de “Narcos”), Camila Bruges e Diego Ramirez Schrempp (roteirista e produtor da série “Cem anos de solidão”) e os diretores Boni e Boninho se juntam a talentos como Grazi Massafera, Marjorie Estiano e Bianca Comparato para discutir tendências e narrativas.

A edição de 2025 também marca uma nova integração entre o evento e a música clássica. Pela primeira vez, três orquestras participam da programação: os Ensaios Abertos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), entre 27 e 29 de maio; o concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica com a experiência sensorial de luzes da PixMob (30 de maio); e o encerramento no dia 1º de junho com a Orquestra Light da Rocinha e o Quarteto de Cordas da OSB em apresentações especiais.

Dois estudos inéditos reforçam o compromisso do Rio2C com o pensamento crítico e o futuro. O primeiro, “Report de Futuros 2025”, foi realizado em parceria com o movimento Teach The Future Brasil e ouviu 689 jovens de todas as regiões do país. O estudo apresenta os conceitos de “futurofobia” e “futurotopia” como lentes para compreender como a juventude brasileira se relaciona com o futuro. Os dados são contundentes: 62% dos jovens sentem medo do futuro, 78,5% associam o futuro à ansiedade e apenas 31% acreditam que a escola os prepara para o amanhã. Em contrapartida, 87% acreditam que imaginar o futuro pode ser aprendido, e 76,6% sabem como gostariam que fosse o seu.

O segundo estudo, “Startup Landscape – Entretenimento”, realizado em parceria com a Liga Ventures, mapeia startups da indústria criativa que estão utilizando tecnologia para transformar a forma como conteúdos são produzidos, consumidos e comercializados. O levantamento apresenta um panorama das inovações no setor, com foco em experiências interativas e novos modelos de negócios.

Entre as novidades, o Rio2C contará pela primeira vez com uma livraria oficial, oferecendo lançamentos, sessões de autógrafos e encontros com autores como Raphael Montes, Fayda Belo, Myriam Goldberg, além do físico Mario Novello, que também participa como palestrante.

Comprometido com causas sociais e ambientais, o evento tem certificação de carbono neutro e ações de impacto: parceria com o projeto Light Reciclo, presença do movimento Reciclo C&A (com coleta de jeans e cenografia com material reciclado), distribuição de 5.579 ingressos para 63 instituições sociais, acessibilidade com Libras e audiodescrição em palcos principais, e presença ativa de organizações como Médicos Sem Fronteiras e o programa Rio+Seguro, de enfrentamento à violência contra a mulher.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Rio2C abre espaço para a Festivalia, voltada ao público em geral e futuros profissionais da indústria criativa, com shows, games, gastronomia, experiências de marca e painéis com nomes como Luedji Luna, Foquinha, Ícaro Silva, Natalia Lara, Bruno Gagliasso, Deborah Medrado, entre outros. A ideia é democratizar o acesso à criatividade e proporcionar um mergulho na pluralidade da cultura contemporânea.

O evento conta com 21 palcos multidisciplinares: GlobalStage, StoryVillage, Brainspace, House of Brands; Biodom; New Frontier; Future.U; Soundbeats; Soundbeats II; Soundbeats III; Screening Room; Arts&Crafts; Writer’s Room, SportsOn, BITS, Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado (confira a descrição completa dos palcos ao fim do texto e mais informações sobre toda a estrutura do evento no site www.rio2c.com.br).

RIO2C EM NÚMEROS – 2025

  • 6 dias de evento

  • 1500+ convidados

  • 21 palcos simultâneos

  • 130 convidados internacionais de 39 países

  • 16 consulados, embaixadas e instituições internacionais

  • 66 marcas parceiras

  • 74 instituições parceiras (audiovisual, música, moda, startups, editorial etc.)

  • 15 instituições convidadas (ex: Music Rio Academy, Genesis PUC-RJ)

  • 20 eventos paralelos

  • 3 orquestras na programação

  • 2 estudos inéditos

  • 5.579 ingressos distribuídos gratuitamente para 63 instituições sociais

 

Sobre o Rio2C: O Rio2C nasceu com o objetivo de promover encontros, construir pontes e gerar conexões que estimulem a troca de experiências, ideias e negócios, instigando a criatividade e a capacidade de inovar. Em apenas quatro edições, o evento se consolidou como o maior encontro de criatividade da América Latina. O evento reúne anualmente mais de 50 mil pessoas, com participação de mais de 1.600 palestrantes e 2.000 empresas. São seis dias de evento, com 21 palcos e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem às artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta para o futuro.

Para mais informações, acesse: https://www.rio2c.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *