O documentário Cazuza: Boas Novas chega aos cinemas em julho de 2025, revelando um dos períodos mais intensos, produtivos e simbólicos da trajetória de Cazuza. Entre 1987 e o início de 1989, mesmo enfrentando o diagnóstico de AIDS e um agravamento severo de saúde, o cantor e compositor viveu uma explosão criativa: lançou três álbuns, foi premiado diversas vezes e realizou mais de 40 apresentações com o espetáculo O Tempo Não Para, que se tornaria um dos marcos de sua carreira.
Produção original do canal Curta!, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), é o primeiro filme lançado nos cinemas pela Curta Cine-Distribuidora, braço de distribuição do Grupo Curta!, que visa impulsionar e dar visibilidade a longas-metragens de ficção e documentais nacionais. Após a passagem pelos cinemas, a obra estreia no canal em 2026.
Dirigido por Nilo Romero — músico, amigo e diretor musical do último show de Cazuza — e co-dirigido por Roberto Moret, o filme traz o recorte deste rico período com um olhar sensível e potente. Por meio de imagens de arquivo, vídeos inéditos e depoimentos de pessoas próximas, como Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Frejat e Lucinha Araújo, o longa revela a urgência criativa de Cazuza, sua luta por um legado e o impacto profundo que deixou em quem o cercava.
A obra é uma produção da 5e60 Filmes e será lançada também em parceria com a Kajá Filmes, reforçando o compromisso com a difusão de obras que resgatam e valorizam grandes nomes da cultura brasileira.
Os Diretores
Nilo Romero
Instrumentista, produtor musical e compositor, Nilo iniciou sua trajetória em 1982 e construiu uma carreira sólida ao lado de nomes como Cazuza, Marina Lima, Leo Jaime, Kid Abelha e Ana Carolina. Foi parceiro de composições e diretor musical do show O Tempo Não Para, consolidando uma relação artística e afetiva com Cazuza que atravessa o filme.
Roberto Moret
Jornalista, roteirista e diretor, Moret é sócio-fundador da 5e60 Filmes e atua há mais de duas décadas no audiovisual. Assina a codireção de Cazuza – Boas Novas e a produção executiva de Patrícia Acioli – A Juíza do Povo. Na TV, criou e dirigiu o reality Cozinheiro Vs Chefs (SBT) e colaborou como roteirista em programas da TV Globo. Sua experiência transita entre o jornalismo, o entretenimento e projetos com impacto social.
Sobre a 5e60 Filmes
Especializada em documentários, séries para TV e branded content, a 5e60 Filmes é criadora de projetos que dialogam com temas de relevância social e cultural. Além de Cazuza: Boas Novas, a produtora assinou os longas Patrícia Acioli – Juíza do Povo e Erling Lorentzen – O Impossível Só Demora Mais Tempo, além de séries como Não Era Só Mais Um Silva (TV Globo e Globoplay) e Ateliê Urbano (Modo Viagem).
Mais informações: www.5e60.com.br
Sobre a Kajá Filmes
A distribuidora nasce da união de trajetórias consolidadas no mercado audiovisual. Karina Almeida, com mais de uma década no setor, se destaca por desenvolver estratégias de comunicação para filmes e diversos atores do ecossistema audiovisual; Jair Silva traz sua ampla experiência em programação e lançamentos adquirida ao longo de sua atuação em algumas das maiores distribuidoras de cinema independente do Brasil. Juntos, promovemos o fortalecimento do cinema independente, ampliando o alcance e o impacto cultural de cada obra que representamos. Nossa curadoria atenta e parcerias estratégicas refletem o compromisso de kajá filmes em cultivar histórias que importam.
Sobre a Curta Cine-Distribuidora
A Curta Cine-Distribuidora foi criada com o objetivo de impulsionar a produção nacional de longas-metragens de ficção e documentários, ampliando o acesso do público a obras de qualidade. Sua atuação explora as diversas janelas de exibição como salas de cinema, TV, plataformas digitais e circuitos alternativo. A marca faz parte do Grupo Curta! que conta também com CurtaOn, Porta Curtas, CurtaEducação, BrasilianaTV, Curta! Humanidades e Curta! Música & Artes, seus canais FAST.